sábado, 24 de maio de 2008

Religião

As religiões surgiram para preencher as lacunas na alma dos homens. Promessas de uma vida eterna repleta de prazeres ou infinitas reencarnações confortam o imaginário de qualquer mortal. Não importa sexo, raça ou idade; só importa o credo.

Sobre as Religiões mais polémicas:

  • Espiritismo: Os espíritas não dão muita atenção aos ritos e celebrações, dando preferência às conversas informais.
    O espiritismo está fortemente ligado à ação caridosa. Não existe centro espírita que não esteja envolvido com a caridade.
" A Bíblia, um dos mais antigos relatos da história e da religião de um povo, constituído ao longo dos séculos e que teve contatos com culturas e religiões de outros grupos humanos, revela-nos as contradições no campo da comunicação com os mortos. Enquanto a autoridade, os profetas e a religião condenavam a comunicação com o além, o povo era propenso a acreditar e a manter a comunicação com os seus finados. Reiteradas vezes a Bíblia condena tal invocação. Eis alguns exemplos:Qualquer homem ou mulher que invocar os espíritos dos mortos ou praticar a feitiçaria deverá ser morto a pedradas. Essas pessoas são responsáveis pela própria morte (Lv 19,31 e 20,27; Ex 22,18).Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre vós quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por tais abominações o Senhor teu Deus desalojará essas nações diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus (Dt 18,9-14)."

Entretanto, há casos de contradição entre vida e crença religiosa, como o episódio que narra o diálogo entre o rei Saul e o sacerdote Samuel, já falecido:
Samuel tinha morrido.... Quando viu o acampamento dos filisteus, Saul teve medo e começou a tremer. Consultou a Javé, porém Ja não lhe respondeu, nem por sonhos, nem pela sorte, nem pelos profetas.

Então Saul disse a seus servos: “Procurem uma necromante, para que eu faça uma consulta”.
Os servos responderam: “Há uma necromante em Endor”. Saul se disfarçou, vestiu roupa de outro, e à noite, acompanhado de dois homens, foi encontrar-se com a mulher.
Saul disse a ela: “Quero que você me adivinhe o futuro, evocando os mortos. Faça aparecer a pessoa que eu lhe disser...”.A mulher perguntou: “Quem você quer que eu chame?”.
Saul respondeu: “Chame Samuel”.
Quando a mulher viu Samuel aparecer, deu um grito e falou para Saul:
“Por que você me enganou? Você é Saul!”.
O rei a tranquilizou: “Não tenha medo. O que você está vendo?”.
A mulher respondeu: “Vejo um espírito subindo da terra”.
Saul perguntou: “Qual é a aparência dele?”.
A mulher respondeu: “É a de um ancião que sobe, vestido com um manto”. Então Saul compreendeu que era Samuel, e se prostrou com o rosto por terra.
Samuel perguntou a Saul: “Por que você me chamou, perturbando o meu descanso?”.
Saul respondeu: “É que estou em situação desesperadora: - os filisteus estão guerreando contra mim.

Deus se afastou de mim e não me responde mais, nem pelos profetas, nem por sonhos. Por isso, eu vim chamar você, para que me diga o que devo fazer” (1Sm 28,3-15).


  • Umbanda: A Umbanda é uma religião de expressão genuinamente brasileira.Mescla elementos do cristianismo católico, do espiritismo kardecista e das culturas africanas.A religião é fundamentada na divisão entre o bem e o mal, assim como tudo na vida. Utilizam-se de um altar principal, chamado "Congá", que costuma ser enfeitado com imagens de santos e objetos como velas, colares e flores.
    O ritual é feito numa "Gira", com música e dança sagrada. Os guias da Umbanda se expressam pela dança e se apresentam para dar conselhos aos fiéis que se aproximam, assim como no Candomblé.



  • Candomble: O Candomblé veio para o Brasil junto com os escravos africanos. Foi proibido e duramente perseguido pelos senhores do regime colonial. A crença só persistiu porque os escravos se escondiam para realizar os cultos. O que hoje é conhecido como candomblé em determinadas regiões é, nada mais, que uma modificação que o original sofreu com o passar dos tempos. Aproxima-se do Voudou e da Santeria caribenhos.
    Uma característica do candomblé brasileiro é não ter se restringido aos negros, vindo a atingir todas as etnias e classes sociais.
    As maiores autoridades do Candomblé são o Babalorixá e a Ialorixá, o pai e a mãe de santo, respectivamente.

Nenhum comentário: